O que é a conciliação de ativos imobilizados?
O que é a conciliação de ativos imobilizados?
Para as empresas é importante que elas tenham um controle do ativo imobilizado de forma adequada e que seja realizado constantemente, preferencialmente uma vez ao ano.
Mas há momentos em que problemas devem ser identificados dentro do inventário que é realizado. É neste ponto onde entra a conciliação dos ativos para verificar se há um bom controle.
Esta atividade de conciliação, praticada por muitas empresas nos últimos anos, certifica e verifica bens e compara os resultados obtidos no inventário físico com a informação contábil ou a avaliação operacional detalhada.
Dessa forma é possível detectar inconsistências e fazer os ajustes necessários para refletir um controle e situação precisa.
Para explicar de forma mais detalhada como funciona a conciliação de ativos imobilizados, e como isso pode ajudar sua empresa, confira o artigo que compartilhamos abaixo!
Ativos imobilizados em dia
A conciliação do ativo imobilizado consiste em comparar as informações que obtivemos do inventário físico com as informações contábeis ou a avaliação operacional.
O objetivo é detectar inconsistências no tempo, melhorar as operações, manter os valores atualizados dentro da empresa e tomar decisões precisas.
Isso é útil para refletir a realidade do ativo imobilizado dentro da empresa, melhorar suas operações e tomar decisões em bases sólidas, que permitem um forte planejamento dos objetivos de crescimento ou expansão.
Analistas especializados em ativos imobilizados dedicam-se a esta tarefa, eventualmente apoiados pelas áreas responsáveis dentro da empresa do cliente, para analisar o histórico dos registros de levantamento de ativos imobilizados.
Leia também::: Avaliação de ativo imobilizado: conheça as vantagens de contar com a RRK
Por que é importante?
O processo de conciliação exibe um resumo do valor contábil, créditos e débitos vinculados às contas do ativo imobilizado e depreciação acumulada. O que é vital para conciliar os saldos contábeis com os registros do ativo imobilizado.
A conciliação está amplamente ligada aos seguintes conceitos:
- Depreciação foi aplicada corretamente
- Adição de novos ativos a uma determinada conta é garantida
- Alienação de bens foi corretamente registrada
- Ativo imobilizado estiver com o valor correto na data de fechamento ou se for após vários ajustes
A conciliação visa verificar e identificar sistematicamente inconsistências entre o inventário físico e o registro contábil do ativo imobilizado.
Essas diferenças podem surgir no processo de capitalização de ativos ou investimentos. O ajuste e a correta definição das diferenças e anomalias serão expressos no ajuste contábil.
Como fazer a conciliação de ativos imobilizados?
Para fazer uma conciliação de ativos imobilizados, você deve seguir as seguintes etapas:
1. Analise a opção de contratar um especialista
É possível que o custo-benefício seja maior, pois você terá que garantir um bom resultado. Assim, os recursos da empresa são alocados em atividades de maior valor.
É extremamente importante selecionar um especialista com experiência comprovada e amplo conhecimento na gestão de Ativos Imobilizados.
2. Inventário físico
Realizar inventário físico “base zero”, estabelecendo critérios de controle futuro. Obtenha suporte das áreas técnicas e operacionais da empresa, pois é possível que elas coletem melhores informações sobre os ativos. Uma vez realizado o inventário físico, concilie-o com a base de ativos imobilizados.
3. Documentação de suporte
É provável que em alguns casos as informações sobre a base de ativos fixos não nos permitam identificar corretamente a que se refere um investimento. Será necessário contar com documentação ou suporte dos investimentos realizados.
4. Envolva o pessoal técnico
É importante aproveitar o conhecimento do pessoal responsável pela operação das plantas de produção.
5. Certeza dos “Deslocalizados”
Ao longo do processo, documente as informações que nos levem a classificar os bens não localizados, estes comporão o possível “ajuste contábil”. Tudo o que for apoiado servirá para relatar o ajuste com maior certeza.
Leia também::: 4 dicas para garantir uma Gestão de Ativo Imobilizado eficiente
Conte com a RRK
Como viu, a conciliação de ativos imobilizados é uma etapa importante nas empresas, para garantir que seu relatório de ativos seja condizente com a realidade encontrada na empresa.
E para garantir que tudo transcorra de forma correta, o ideal é contar com uma equipe especializada ao seu lado. Aqui na RRK Soluções Patrimoniais somos especialistas em ativos imobilizados com uma equipe altamente qualificada para lhe ajudar.
Esperamos que tenham compreendido o que é conciliação de ativos imobilizados e, para contar com a RRK ao seu lado, clique aqui e converse com nossos consultores!
Deixe um comentário