Estado de conservação e manutenção
Estado de conservação e manutenção
São os dois fatores mais preponderantes na avaliação de um bem, os quais, apesar de sua similitude apresentam significativos próprios:
Conservação, trata-se da somatória dos cuidados de limpeza, ordem, arrumação que denotam- se uma indústria. O bom estado de conservação associa-se a uma empresa com uma boa estrutura organizacional, que reflete no valor global da empresa.
Manutenção, divide-se em dois tipos:
Manutenção preventiva, são as ações programadas de inspeção e revisão de imóveis, prédios, máquinas, equipamentos, instalações e etc., mantendo o bom funcionamento e preservando a apresentação dos mesmos.
Manutenção corretiva, visa a corrigir falhas ou defeitos oriundos de desgaste em acidentes, aqueles não corrigidos pela manutenção preventiva, acarretando sempre a maior depreciação, bem como prejuízos financeiros devido a paradas e interrupções.
A ABNT assim define os estágios de manutenção:
“Manutenção: Conjunto de ações preventivas ou corretivas necessárias para preservar as condições normais de utilização de um bem.
Manutenção corretiva: Conjunto de ações que visam a corrigir falhas operacionais de um bem.
Manutenção preventiva: Conjunto de ações de caráter programado em um bem, envolvendo a inspeção ou troca prévia de componentes, de acordo com planejamento que vise a garantir o seu perfeito funcionamento.
Manutenção preditiva: Conjunto de ações de caráter programado em um bem, por meio de monitoramento contínuo de seus componentes e com o auxílio de inspeção não-destrutiva (análise de vibrações e termografia, entre outros).”
Deixe um comentário