De quanto em quanto tempo efetuar a revisão de vida útil?
De quanto em quanto tempo efetuar a revisão de vida útil?
Para muitas empresas, os ativos de capital representam um investimento significativo de recursos. Dessa forma, saber de quanto tempo efetuar a revisão de vida útil é importante para manter os valores dos ativos sempre atualizados.
Além disso, para obter o máximo de seu investimento, esses ativos precisam ser contabilizados e gerenciados ativamente. A depreciação de ativos ao longo de sua vida útil não é apenas benéfica para sua organização, mas é exigida pelo nos relatórios contábeis.
Para saber mais sobre esse tema, e de quanto tempo efetuar a revisão de vida útil de máquinas e equipamentos, confira o artigo abaixo!
O que é a vida útil de um ativo?
Um ativo tangível é qualquer ativo em forma física. Os ativos tangíveis incluem ativos fixos, como máquinas, terrenos e edifícios. Ativos tangíveis também podem ser ativos circulantes, como estoque.
Qualquer ativo tangível tem vida útil de mais de um ano. Os fatores envolvidos na determinação da vida útil de um ativo tangível incluem a idade do ativo quando adquirido, com que frequência o ativo é usado e as condições ambientais da empresa que o comprou.
A vida útil de um ativo é uma estimativa do período de tempo em que ele pode ser razoavelmente usado para gerar receita e ser benéfico para a empresa. A vida útil não se refere ao tempo que o ativo irá durar.
A vida útil de ativos idênticos varia de acordo com o usuário e depende da idade do bem, frequência de uso, condição do ambiente de negócios e política de reparo. Os fatores adicionais que afetam a vida útil incluem melhorias tecnológicas previstas, mudanças nas leis e mudanças econômicas.
Leia também::: Como fazer controle financeiro empresarial?
Em quanto tempo revisar a vida útil do ativo?
No Brasil, a revisão do valor da vida útil e do valor residual do ativo imobilizado deve ser feita todo ano, conforme obrigação aprovada em 2008.
Essa obrigação consta na Lei nº 11.638/07, que altera e revoga alguns itens da Lei nº 6.404 (também conhecida por Lei das S/As). Essa mudança alterou alguns aspectos do tratamento contábil dos ativos, visando unificar as práticas contábeis brasileiras com as adotadas pelo International Accounting Standards Board (IASB).
A legislação também estabeleceu que as depreciações e amortizações do imobilizado devem ser efetuadas com base na vida útil econômica dos bens. Mesmo assim, a obrigatoriedade de revisão da vida útil dos ativos deve ser feita anualmente.
Porém, não há exigência para que seja realizada no início ou no final de cada ano fiscal. Ou seja, pode ser feito em qualquer período do ano, mas deve obrigatoriamente ser realizada.
Importância da revisão de vida útil
Como mencionado, a revisão da vida útil de um conjunto de ativos é importante para atender as determinações da Lei nº 11.638/07 e do CPC 27. Porém, mais que o aspecto legal, a revisão de vida útil garante uma gestão adequada do ativo imobilizado da empresa.
Durante a revisão, serão analisados pontos como:
- Ano de fabricação do bem
- Tipo de manutenção aplicada
- Frequência com que a mesma é efetuada
- Capacidade produtiva dos ativos
- Condições de utilização
- Se a atuação dela é isolada ou parte integrante do sistema
- Taxas de falhas, entre outros
Além disso, a análise de vida útil do bem se baseia em tabelas do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (IBAGE), consagrada pela matéria de Engenharia de Avaliações, como a Tabela Publicada. Também pode ser seguida a tabela Alemã de vidas úteis. Vale destacar que as duas são diferentes da tabela de vida útil fiscal, disponibilizada pela Receita Federal.
A revisão da vida útil dos bens ativos da empresa seguirá com base na tabela de vida útil econômica, juntamente com as condições observadas durante os trabalhos de vistoria e informações técnicas obtidas junto ao contratante.
Leia também::: Como funciona o ajuste de avaliação patrimonial?
Conte com a RRK Soluções Patrimoniais
Como você viu, a revisão de vida útil de bens patrimoniais deve ser feita anualmente e são obrigatórias dentro do Balanço Contábil da empresa. Além disso, a revisão de vida útil também garantirá à sua empresa redução de custos, acompanhamento correto do seu patrimônio e um melhor aproveitamento dos recursos disponíveis.
Aqui na RRK Soluções Patrimoniais somos especialistas em avaliação de ativos, com objetivo adequar o valor dos bens à realidade do mercado, bem como ajustar sua vida útil e confirmar se os mesmos não estão contabilizados com valor superior ao valor recuperável.
Por isso, caso precise de uma avaliação de ativos, considerando também sua vida útil, entre em contato com a RRK. Dessa forma você terá todas as garantias de que o processo será executado por especialistas.
Deixe um comentário